Projetos

CURSO DE APERFEIÇOAMENTO EM EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS (2014 - 2015)

A Universidade Federal de São Carlos tendo em vista o disposto no Termo de Ajustamento de Conduta (TAC nº. 1.34.000189/2006-32) junto ao Ministério Público Federal/Procuradoria da República do Município de São Carlos visa atender as determinações da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (nº. 9.394/1996) alterada pela Lei nº. 10.639/2003 e posteriormente pela Lei nº. 11.645/2008 e do Parecer nº. 03/2004 que trata das Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana, aplicado à Universidade e oferecido aos profissionais da Educação Básica, em especial, professores, gestores, coordenadores e demais profissionais dos municípios signatários.

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES ETNICO-RACIAIS (2011 - 2013)

Desenvolvido na modalidade a distância objetivou a formação continuada de professores da Educação Básica em educação para as relações étnico-raciais e introduzindo estes temas transversalmente na prática pedagógica da escola. Foram 360 horas distribuídas em 14 módulos. Parceria UFSCar/Sead/MEC.

SÃO PAULO: EDUCANDO PELA DIFERENÇA PARA A IGUALDADE (2003 - 2006)

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Este projeto de formação de professores foi proposto pelo governo do Estado de São Paulo por licitação pública e a Universidade Federal de São Carlos acabou vencendo e executando o projeto.

A realização deste trabalho teve início no ano de 2003, com o projeto piloto, e desde então foram oferecidos cursos presenciais em 2 módulos diferentes, independentes, entretanto, articulados entre si no que diz respeito à ampliação da temática, complementação de estudos e aprofundamento da formação.

Tanto o primeiro Módulo quanto o segundo dirigem-se a todos os professores/as e o alcance do programa atingiu cerca de 14.000 professores em toda a rede pública estadual até o seu término, em outubro de 2006. No total, 174 turmas foram atendidas, sendo 81 delas formadas por professores do Ensino Fundamental e 93 por professores do Ensino Médio.

PROGRAMA UNIAFRO

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Programa de Ações Afirmativas para a População Negra nas Instituições Públicas de Educação Superior (UNIAFRO) foi criado pelo Ministério da Educação no ano de  2005. Seu objetivo foi apoiar e incentivar  o fortalecimento  e a institucionalização das atividades dos NEABs ou grupos correlatos das Instituições Públicas de Educação Superior, contribuindo para a implementação de políticas de ação afirmativa voltadas para a população negra.

O NEAB/UFSCar possui dois projetos aprovados no âmbito deste Programa:

  • Uniafro 2005 – Programa de Extensão Universitária: Curso de Especialização “Estudos Culturais Afro-brasileiros e Africanidades” oferecido para setenta professores.
  • Uniafro 2006 – Curso de Aperfeiçoamento Estudos Culturais Afro-brasileiros e Africanidades oferecido para setenta professores.

SALA AFRICANIDADES (1999 - 2001)

Este projeto cedido à Prefeitura Municipal e Secretaria Municipal de Educação de São Carlos em 2001, permaneceu durante alguns anos como sala permanente no Centro Cultural Afro-brasileiro “Odete dos Santos”.

Constituiu-se num ambiente com material interativo e itinerante, oficina e centro de pesquisa, com acervo relativo à cultura e história afro-brasileira e africana. Atendeu população de diferentes faixas etárias, níveis de ensino, pesquisa e interesse intelectual.

CONEXÕES DE SABERES: DIÁLOGO ENTRE A UNIVERSIDADE E AS COMUNIDADES

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Este projeto teve como objetivo proporcionar troca de saberes, experiências e demandas entre a instituição universitária e as Comunidades Populares (2006/2007/2010). Foram realizadas pesquisas sobre o perfil dos/as estudantes ingressantes na UFSCar em 2006 e levantamento de demandas por políticas para a população negra de São Carlos; o Projeto Hortas Escolares (Campus Araras), Caminhadas, Cursinho Pré-Vestibular Comunitário na Cidade Aracy, os Seminários Locais, o Seminário Nacional e os grupos temáticos.

FÓRUM INTERINSTITUCIONAL EM DEFESA DAS AÇÕES AFIRMATIVAS NO ENSINO SUPERIOR

Fórum Interinstitucional em Defesa das Ações Afirmativas foi uma aliança entre várias instituições que buscou dar articulação e sustentação aos programas de ações afirmativas adotados por universidades brasileiras.

Contou com a parceria direta da Universidade Federal da Bahia, a partir do seu Centro de Estudos Afro-Orientais (CEAO / UFBA) e também com a Ford Foundation.

BRASIL-ÁFRICA: HISTÓRIAS CRUZADAS

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Elaboração de material para uso pedagógico de estudantes da educação básica pública, para professores e alunos das licenciaturas, com objetivo de fortalecer e difundir as estratégias utilizadas pelo governo federal para a promoção da igualdade racial nas políticas educacionais brasileiras e fornecer instrumentos pedagógicos ao país em direção à construção de uma política de igualdade racial na área educacional. Este projeto é fruto da parceria UFSCar/MEC/UNESCO.

TRADUÇÃO DA HISTÓRIA GERAL DA ÁFRICA - 8 VOL.

Trabalho de tradução e atualização ortográfica dos oito volumes da coleção História Geral da África (UNESCO – 1980). As obras constituem material de referência para utilização em cursos de formação de professores em História da África e relações étnico-raciais e em cursos de graduação, especialmente nas licenciaturas e pedagogia. A coleção é reconhecida como a principal obra de referência internacional sobre o continente africano. (MEC/UNESCO/Neab-UFSCar)

GÊNERO E DIVERSIDADE NA ESCOLA

O curso "Gênero e Diversidade na Escola” (200 horas), cuja proposta principal foi fornecer elementos para transformar as práticas de ensino, desconstruir preconceitos e romper o ciclo de sua reprodução pela escola, possibilitando a aquisição de instrumentos para refletir e lidar com as atitudes e comportamentos que envolvam relações de gênero, étnico-raciais e de sexualidade.