Coleções
COLEÇÃO ASSOCIAÇÃO CULTURAL DO NEGRO
A Coleção Associação Cultural do Negro (ACN) é composta por recortes de jornais, periódicos, correspondência expedida e recebida, fichas de filiação. A ACN foi fundada em 1954 e concluiu suas atividades em 1976. Ela foi uma das principais associações de ativistas negros de São Paulo e alguns dos seus membros participaram ativamente na luta pela integração dos negros na sociedade paulistana e foram informantes para as pesquisas realizadas por Florestan Fernandes e Roger Bastide que originaram livros como "Brancos e Negros em São Paulo" (1954) e "A integração do negro na sociedade de classes" (1964).
COLEÇÃO EDUARDO DE OLIVEIRA E OLIVEIRA
A Coleção Eduardo de Oliveira e Oliveira reúne o acervo do sociólogo e militante do movimento negro, composta por livros (513 exemplares), separatas, teses, folhetos, folders, correspondência pessoal (recebida e expedida), cartazes, material audiovisual. São documentos de temas como Sociologia, História, Movimento Negro. Oliveira nasceu em 1924 no Rio de Janeiro desenvolveu ao longo de sua vida atividades como artista, músico, teatrólogo em parceira com Thereza Santos, professor e, sobretudo ativista negro dedicando sua vida na luta pelo reconhecimento do negro, acreditando que era possível mudar esse contexto de preconceito e ver concretizada uma sociedade com oportunidades iguais para todos.
COLEÇÃO THEREZA SANTOS
A Coleção Thereza Santos reúne o acervo da teatróloga, publicitária, atriz e pesquisadora que dá nome ao acervo. Thereza foi também militante do movimento negro e ex-assessora de cultura afro-brasileira da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo. A Coleção Thereza Santos, além de um conjunto de documentos relacionados a sua trajetória de vida no Brasil e nos países africanos no momento da consolidação dos novos Estados nacionais africanos, contém 165 obras de arte africana denominadas “tradicionais” que podem ser identificadas seguindo critérios de análise formal e estilística, disponíveis em diversas bibliografias sobre o tema, além de livros, estátuas, anotações, pinturas entre outros.
COLEÇÃO IVAIR ALVES DOS SANTOS
É composta por um acervo de 778 documentos catalogados até o momento. Reúne materiais sobre a história do Movimento Negro no Brasil, em jornais de circulação nacional e internacional, revistas, artigos científicos, folders, cartazes de seminários e eventos ligados ao Conselho de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra do Estado de São Paulo.
COLEÇÃO IRMÃ RAIMUNDA
Irmã Raimunda R. da Costa foi uma religiosa militante negra residente no Rio de Janeiro e doou seu pequeno acervo bibliográfico ao NEAB/UFSCar no ano de 2005. O acervo contém livros, folders, folhetos e recortes de jornais.
COLEÇÃO RACHEL DE OLIVEIRA
Pesquisadora da Fundação Cultural Palmares, composto por relatórios elaborados por diretores, professores e trabalhos de alunos de escolas públicas estaduais de 1º e 2º graus, sobre o desenvolvimento do projeto da Secretaria de Estado da Educação de São Paulo "Salve 13 de Maio?" no período 1986-1988.
INVENTÁRIO ANALÍTICO DA ESCRAVIDÃO EM SÃO CARLOS
Doado Prof. Dr. Álvaro Rizzoli este inventário reúne processos do Judiciário contra escravos e libertos, que faziam parte do acervo do extinto Arquivo de História Contemporânea da UFSCar. Sua intenção foi de mostrar o tratamento oferecido aos negros, antes e depois da abolição do regime escravista. Com o mesmo objetivo, foram também analisados inventários dos proprietários de fazendas nos arredores de São Carlos no século XIX, bem como os registros de casamentos e batismos, na cúria Metropolitana.
CONSULTAS AO ACERVO
As coleções Thereza Santos, Eduardo de Oliveira e Oliveira, e da Associação Cultural do Negro, entre outras, estão sob os cuidados da Unidade Especial de Informação e Memória (UEIM) do Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH) da UFSCar. Para consulta ou acesso presencial ao acervo, visite a seção Coleções do acervo da UEIM.