Conversas Metodológicas
O projeto “Conversas Metodológicas” nasceu das experiências que vivenciamos, ao longo dos últimos anos, ministrando disciplinas de Metodologia de Pesquisa a estudantes de pós-graduação em Sociologia e em Educação na Universidade Federal de São Carlos.
Sentimos a necessidade de proporcionar aos nossos estudantes um contato mais próximo com o “fazer pesquisa”, discutindo os desafios postos no trajeto de execução de uma pesquisa, desde o desenho do projeto, passando pelo desenvolvimento do problema de pesquisa, a realização do campo, geração e análise de dados, até a comunicação dos resultados no trabalho final: a dissertação de mestrado ou a tese de doutorado.
A forma que encontramos para trazer aos estudantes esse contato mais próximo com a experiência de pesquisa, foi ouvir pesquisadores que já realizaram esse trajeto. Assim, “Conversas Metodológicas” consiste em uma série de vídeo-entrevistas voltadas a documentar as experiências de pesquisadores renomados em áreas de interesse da Sociologia e da Educação, e das Ciências Sociais de maneira geral.
Nessas entrevistas, os pesquisadores e as pesquisadoras falam sobre suas áreas de especialidade, sobre sua agenda de pesquisa, e comentam trabalhos já concluídos, abordando os principais desafios teórico-metodológicos enfrentados.
A série é destinada aos estudantes de pós-graduação, e também aos graduandos realizando iniciação científica, sendo editada com finalidade didática, com foco em “Educação e Popularização de Ciência e Tecnologia”.
Disponibilizamos aqui as seis primeiras entrevistas da série, com a expectativa de contribuir com os que iniciam sua trajetória de pesquisa.
Fabiana Luci de Oliveira e Tatiane Cosentino Rodrigues
São Carlos, 10 de Junho de 2016
ENTREVISTAS
PROFA. DRA. MARIA DA GLORIA BONELLI - “A PRODUÇÃO DE SABERES NO CAMPO DA SOCIOLOGIA DAS PROFISSÕES: DE PRATICANTES A EXPERTS, DE LEITORES A AUTORES”
BONELLI, Maria da Gloria. “A produção de saberes no campo da Sociologia das Profissões: de praticantes a experts, de leitores a autores”. IN: Oliveira, Fabiana Luci de. & Rodrigues, Tatiane Cosentino (Org.). Conversas Metodológicas. UFSCar, 2016.
PROFA. DRA. ANETE ABRAMOWICZ - “ESTUDOS SOBRE A CRIANÇA E A INFÂNCIA: NAS FRONTEIRAS ENTRE A SOCIOLOGIA E A EDUCAÇÃO”
ABRAMOWICZ, Anete. “Estudos sobre a criança e a infância: nas fronteiras entre a Sociologia e a Educação”. IN: Oliveira, Fabiana Luci de. & Rodrigues, Tatiane Cosentino (Org.). Conversas Metodológicas. UFSCar, 2016.
PROF. DR. GABRIEL DE SANTIS FELTRAN - “LUGARES E OLHARES NA PRODUÇÃO DE SABERES: PERIFERIAS, CONFLITO E CRIMINALIDADE VIOLENTA NA PERSPECTIVA ETNOGRÁFICA”
FELTRAN, Gabriel de Santis. “Lugares e olhares na produção de saberes: periferias, conflito e criminalidade violenta na perspectiva etnográfica”. IN: Oliveira, Fabiana Luci de. & Rodrigues, Tatiane Cosentino (Org.). Conversas Metodológicas. UFSCar, 2016.
PROFA. DRA. MARIA APARECIDA DE MORAES SILVA - “NARRATIVAS DA VULNERABILIDADE: AS PESQUISAS COM TRABALHADORES RURAIS, MIGRANTES E A SUPEREXPLORAÇÃO DO TRABALHO”
SILVA, Maria Aparecida de Moraes. “Narrativas da vulnerabilidade: as pesquisas com trabalhadores rurais, migrantes e a superexploração do trabalho”. IN: Oliveira, Fabiana Luci de. & Rodrigues, Tatiane Cosentino (Org.). Conversas Metodológicas. UFSCar, 2016.
PROF. DR. VALTER ROBERTO SILVÉRIO - “AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NO BRASIL CONTEMPORÂNEO A PARTIR DA PERSPECTIVA DA DIÁSPORA AFRICANA”
SILVÉRIO, Valter Roberto. “As relações étnico-raciais no Brasil contemporâneo a partir da perspectiva da Diáspora Africana”. IN: Oliveira, Fabiana Luci de. & Rodrigues, Tatiane Cosentino (Org.). Conversas Metodológicas. UFSCar, 2016.
PROFA. DRA. ALINE MARIA DE MEDEIROS RODRIGUES REALI -“DESAFIOS E RESULTADOS DA METODOLOGIA CONSTRUTIVO COLABORATIVA NA PESQUISA-FORMAÇÃO DE PROFESSORES”
REALI, Aline Maria de Medeiros Rodrigues. “Desafios e resultados da metodologia construtivo colaborativa na pesquisa-formação de professores”. IN: Oliveira, Fabiana Luci de. & Rodrigues, Tatiane Cosentino (Org.). Conversas Metodológicas. UFSCar, 2016.
A série "Conversas Metodológicas" é destinada a estudantes de graduação e pós-graduação na área de ciências humanas, sendo editada com finalidade didática, com foco em “Educação e Popularização de Ciência e Tecnologia”. Nessa segunda edição, pesquisadoras e pesquisadores contextualizam seus campos de estudo e tratam de questões emergentes, abordando os principais desafios teórico-metodológicos enfrentados.